Atividades

Atividades que realizei com meus alunos do berçário II, neste ano de 2011. 
Todo mês vou escolher 2 atividades e publicar neste espaço do blog para vocês.
Espero que gostem!!!
Estas e outras atividades farão parte da minha nova apostila, que está em fase de construção, com data prevista de publicação para julho ou agosto deste ano.
Assim que ficar pronta, divulgarei aqui no blog.
_____________________


SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: COMO É BONITO O PÉ DO...

Leitura do livro: "Como é bonito o pé do Igor" (Sonia Rosa)
ATIVIDADE: Carimbagem dos pés das crianças com o tema: “Como é bonito o pé...”




OBJETIVOS:

·        Perceber os pés como parte integrante do corpo.
·        Possibilitar estímulo tátil e visual

Etapas:

Carimbagem dos pés das crianças com tinta. Escreva no cabeçalho da atividade:
"Como é bonito o pé do __________" (neste espaço coloque o nome de cada criança).

Digitei estes quadros para colar na atividade da criança (clique na imagem para ampliar):

A atividade fica mais ou menos assim:


  • Exponha as atividades para os pais visualizarem.
  • Você também pode fotografar o processo, o pé da criança "sujo" de tinta, a carimbagem... mas já aviso que precisará de ajuda, pois a atividade é feita com uma criança de cada vez e depois de carimbar o pé, alguém precisa levar a criança para lavar os pés e não pintar todo o chão da sala.
___________________________________

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

Faixa etária: 1 a 2 anos (Berçário II)

Objetivos:

- Auxiliar a criança no desenvolvimento de hábitos leitores, através da leitura da história, que será realizada pelo professor;
- Que a criança assimile o plantio dos feijões com a história do livro;
- Que as crianças desenvolvam cuidados com sua planta (pé de feijão). 

  • Leitura do livro: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
  • Plantio de feijões para contextualizar a história: cada criança coloca seus feijões no copo (já previamente preparado com algodão umedecido) e depois rega com um borrifador.
  • Cuidar dos feijões e fazer observação e apreciação a cada 2 dias na roda.


As crianças levaram os vasinhos pra casa (fizemos estes cachepós com e.v.a. e colocamos os copinhos dentro).

Molde do cachepó (costure com lã e uma agulha grossa de bordar ou agulha de crochê).
Clique na imagem para ampliar


Mais ou menos 15 dias depois e os feijões ficaram assim: